GRANOLA TC

Ir já para a receita
Esta granola de coco e pistáchio é absolutamente de-li-ci-o-sa! É inspirada numa amiga minha, que adora coco, adora pistáchio e adora coco e pistáchio. E (adivinhem) adorou a granola!! É por isso que também chamo granola TC a esta granola, pois T e C são as iniciais desta minha amiga querida.
Há algum tempo, fiz uma publicação tanto na página de Facebook como na página de Instagram do Meaningful Flavours com a minha receita base para uma boa granola. E esta granola não foge ao que lá ensinei :)
A base é a mesma, o que muda são os ingredientes! E os que utilizo nesta receita são perfeitos para uma granola docinha, crocante e que sabe MESMO a coco e a pistáchio. Isto graças a uns truquezinhos com certos ingredientes eheheh. Em suma, é uma granola muito saborosa! Tenho a certeza de que, se forem fãs de coco e de pistáchio, vão adorar! De qualquer forma, se não apreciarem muito um destes alimentos (ou os dois), podem substituí-los por outros ao vosso gosto. A partir do momento em que seguem a base, estão à vontade para usar toda a vossa criatividade! Qualquer dúvida, falem comigo e eu ajudo-vos com todo o gosto.
Voltando a esta bela granola de coco e pistáchio, que já muito elogiei e descrevi (e com razões para o fazer), falta ainda responder à questão de como é que a podem usar. Para mim, a forma mais simples é aquela de que mais gosto: numa tacinha com iogurte e uma peça de fruta. Uma vez que a granola é muito saborosa por si só, fica maravilhosa nesta combinação clássica. Tal como já partilhei várias vezes nas redes sociais (Facebook e Instagram), uma taça de iogurte com granola e fruta é muitas vezes o meu lanche!
Todavia, não precisam de ficar por aqui! Há outras combinações possíveis, como adicionar a granola por cima de umas papas de aveia (e, para isso, as minhas deliciosas papas de aveia veranis de maçã e limão são uma ótima opção), de uma smoothie bowl (ou seja, um batido na taça) ou até mesmo de um gelado cremoso de fruta (como este gelado de banana e açaí facílimo de preparar e ideal para o verão). Em todas as opções, a granola vai acrescentar aquele toque crocante fantástico que todos adoramos!
E agora que já sabem tudo, vamos ver a receita!
Ingredientes (para 1 frasco grande):
3 chávenas de flocos de aveia (300g)
3 colheres de sopa de sementes de girassol (30g)
3 colheres de sopa de coco ralado (15g)
1/2 chávena (65g) + 2 colheres de sopa (20g) de pistáchios sem casca
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de óleo de coco (líquido)
3 colheres de sopa de xarope de ácer
2 mãos cheias de lascas de coco
Procedimento:
1 – Pré-aquecer o forno a 170ºC.
2 – Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal ou com uma alternativa reutilizável (um tapete de silicone, por exemplo).
3 – Com uma faca, picar grosseiramente a 1/2 chávena (65g) de pistáchios. Colocar as restantes 2 colheres de sopa (20g) de pistáchios numa picadora 1-2-3 e triturar até ficarem em farinha.
4 – Numa taça grande, colocar os flocos de aveia, as sementes de girassol, o coco ralado, os pistáchios picados e os pistáchios triturados e misturar tudo muito bem com uma colher.
5 – Juntar o óleo de coco líquido e envolver bem.
6 – Adicionar o xarope de ácer e misturar tudo muito bem.
7 – Dispor a mistura no tabuleiro (garantindo que se encontra distribuída por todo o tabuleiro) e levar ao forno durante 20 minutos, mexendo a meio.
8 – Após este tempo, retirar o tabuleiro do forno.
9 – Adicionar as lascas de coco, envolver e deixar arrefecer completamente antes de servir ou guardar.
Conservação:
A granola deve ser guardada num frasco esterilizado e bem fechado, após ter arrefecido completamente.
Substituições:
O xarope de ácer pode ser substituído por xarope de agave (ou por outro adoçante líquido a gosto – xarope de tâmaras, geleia de arroz, geleia de coco, etc.; no entanto, o xarope de agave é o adoçante cujo resultado se irá aproximar mais à versão original com xarope de ácer).
O óleo de coco pode ser substituído por outro óleo vegetal a gosto, de sabor não muito intenso.
Os pistáchios podem ser substituídos por amendoins ou por oleaginosas a gosto (amêndoas, cajus, avelãs, etc.). Podem ser com ou sem pele, mas devem estar sempre crus para depois, indo ao forno, não queimarem nem ficarem demasiado torrados.
Versão sem glúten:
Para versão sem glúten, basta garantirem que os flocos de aveia que utilizam estão certificados como tal. Os outros ingredientes são naturalmente isentos de glúten.
Incrível!! Adorei mesmo!
Olá, Joana!
Mas que maravilha :)
Fico muito feliz!
Beijinhos,
Francisca