MUITO SIMPLES

Massinha com grão, cogumelos, manjericão e molho de tomate
Ir já para a receita

Esta receita de massinha com grão, cogumelos, manjericão e molho de tomate é uma receita muito simples e muito saborosa, com a grande vantagem de ocupar apenas 1 frigideira (e um tacho para cozer a massa, caso ainda não esteja cozida)! E não demora muito tempo a ser confecionada: em cerca de 20 minutos, está o almoço ou o jantar feito! Que maravilha.

Assim, esta é uma receita fácil de fazer, nutritiva, prática e deliciosa. Como se não bastasse, podem utilizá-la para aproveitar alimentos que tenham sobrado de outras refeições: massa já cozida, grão-de-bico que tinham para uma receita (como este delicioso húmus clássico), mas que não utilizaram todo ou manjericão fresco que não foi necessário na sua totalidade para preparar determinado prato (como este belo tofu e manjericão).

Para além disto, esta massinha facilmente se adapta aos ingredientes que têm em casa ou de que mais gostam. Por exemplo, a massa penne integral pode ser substituída por outra ao vosso gosto (desde a muito conhecida massa branca – vulgarmente conhecida por massa “normal” – a massa em espirais) e até mesmo por massa sem glúten para uma versão totalmente isenta de glúten.

Da mesma forma, o grão-de-bico pode ser trocado por outra leguminosa a vosso gosto (ou por aquela que têm disponível em casa). As ervilhas e os vários tipos de feijão são ótimas opções! Quanto ao manjericão, se não gostarem ou não o conseguirem encontrar, também não há problema: salsa ou coentros substituem-no na perfeição :)

Massinha com grão, cogumelos, manjericão e molho de tomate 4

Portanto, como puderam ver, esta massinha com grão, cogumelos, manjericão e molho de tomate é, na verdade, uma ótima receita base para utilizarem os ingredientes de que mais gostam e que têm disponíveis em casa, criando inúmeras combinações deliciosas!

No entanto, claro que podem ficar pela versão original: é uma delícia!!

Ora vamos lá vê-la.

Ingredientes (para 2 a 3 pessoas):

250g de grão-de-bico cozido
8 cogumelos marron/castanhos ou Paris/brancos frescos laminados (250g)
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
6 colheres de sopa de polpa de tomate
1 chávena e 1/3 de massa penne integral (100g)
1 colher de chá e 1/3 de colher de chá de sal
Pimenta a gosto (opcional)
1 pitada de noz moscada moída (opcional)
1 pitada de gengibre em pó (opcional)
20g de manjericão fresco picado
1 colher de chá de manjericão desidratado
1 colher de sopa de azeite (ou 1 colher de chá, dependendo dos hábitos e das preferências individuais ou familiares)

Procedimento:

1 – Cozer a massa em água a ferver com 1/2 colher de chá de sal, seguindo as instruções da mesma (o tempo de cozedura deverá estar indicado na embalagem). Uma vez cozida, escorrer a massa e reservar.

2 – Entretanto, numa frigideira antiaderente de tamanho médio, em lume médio-alto, fazer um refogado com a cebola e o azeite durante cerca de 4 minutos.

3 – Juntar o alho e a polpa de tomate, mexer e deixar cozinhar por 2 minutos.

4 – Juntar os cogumelos e 1/3 de colher de chá de sal, mexer e deixar cozinhar, em lume alto ou médio-alto, para que os cogumelos libertem a água (pois os cogumelos são como “esponjas” e absorvem muita água), tendo o cuidado de não deixar queimar. Ir mexendo e deixar cozinhar até toda a água ter sido libertada (aproximadamente, durante 7 minutos).

5 – Adicionar o grão e os temperos (1/2 colher de chá de sal, pimenta, manjericão desidratado, noz moscada e gengibre). Mexer muito bem e deixar cozinhar durante 2 minutos em lume médio, mexendo a meio.

6 – Juntar a massa (já cozida), mexer e deixar cozinhar por 2 minutos, mexendo a meio.

7 – Juntar o manjericão fresco, misturar muito bem e deixar apurar durante 2 minutos, em lume baixo, mexendo a meio.

8 – Desligar o lume, mexer e servir!

Substituições:

 A massa penne integral pode ser substituída por outra ao vosso gosto (branca, semi-integral, de espelta, sem glúten, etc.).

O grão-de-bico pode ser substituído por outra leguminosa cozida a gosto (como ervilhas ou feijão).

O manjericão (fresco e desidratado) pode ser substituído por salsa (fresca e desidratada, respetivamente) ou coentros (frescos e desidratados, respetivamente).

Versão sem glúten:

Para versão sem glúten, basta garantirem que a massa que utilizam está certificada como tal. Os outros ingredientes são naturalmente isentos de glúten.

Francisca

3 comentários sobre “Massinha com grão, cogumelos, manjericão e molho de tomate”

Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.