Olá a todos!

O meu nome é Francisca Assunção, tenho 19 anos, vivo no Porto e sou a autora do Meaningful Flavours.

Este projeto, que me é tão querido, nasceu da minha grande paixão por culinária. Nele, partilho receitas fáceis de fazer, práticas, nutritivas e saborosas e também alguns artigos de temas variados, interessantes e úteis.

Espero que, através do Meaningful Flavours, se possam inspirar e se sintam aliciados a experimentar as delícias da culinária, integrada na alimentação em que acredito: aquela que me permite sentir o melhor possível e que é boa em todas as suas vertentes (pessoal, ética, ambiental, de saúde e de sabor). Tudo isto tendo sempre presente as bases de um estilo de vida saudável, sustentável e consciente.

Acima de tudo, este é um projeto, tal como o nome indica, de sabores cheios de significado, pois estes são uma expressão de toda uma forma de ver a vida e o mundo que eu quero dar a conhecer, visto que me faz genuinamente FELIZ.

Sobre o Meaningful Flavours

O meu percurso

Sempre gostei de alimentação. Desde os pratos simples e saborosos que comia em pequena aos programas de culinária que me deixavam admirada e às adoradas idas a restaurantes.

Por volta do ano de 2016, senti a necessidade de alterar a minha alimentação para me sentir melhor. Embora esta fosse simples, sei hoje que não era a mais adequada. Felizmente, sempre comi muita fruta, (quase) sempre sopa e nunca fui fã de fast-food. Mas as bolachas, os doces, os refrigerantes e outros alimentos pouco nutritivos tinham uma presença maior do que a recomendada e os vegetais só entravam no prato em quantidades muito pequeninas…

Comecei, então, a interessar-me por alimentação saudável. Pontualmente, lá experimentava uma ou outra receita que encontrava nas redes sociais ou na Internet. A certa altura, frequentei o meu primeiro workshop de culinária. Por sinal, vegetariano. Aliás, desde cedo que tive algumas ligações, através da família, à alimentação vegetariana.

O meu gosto por esta arte foi crescendo. Aos poucos, e apesar de alguns erros pelo caminho (que me fizeram crescer e aprender), comecei a experimentar mais receitas e a querer saber mais.

Depois, começou um período muito divertido da minha vida a que chamo “febre” de workshops de alimentação saudável (refletindo, conto com 15 no meu currículo)! A par disso, comecei a “devorar” conteúdo na Internet, nas redes sociais e em livros de receitas e a assistir a muitos showcookings, o que me levou a aprender e a gostar cada vez mais daquilo que estava a fazer.

Oferecia vários “miminhos” cozinhados por mim à família e aos amigos, fotograva as minhas refeições, inventava as minhas próprias receitas e até fazia almoços e jantares para as minhas amigas e para a minha família com vários pratos (ou melhor, com vários momentos) totalmente confecionados por mim.

O passo seguinte foi a decisão de criar uma página na rede social Instagram para partilhar as minhas criações. Na altura, sob um nome diferente do atual. Contudo, era um projeto pequeno, que sempre foi provisório e que não me definia tão bem quanto eu realmente queria.

Finalmente, tomei uma das melhores decisões da minha vida e, deste modo, surgiu… o Meaningful Flavours! Hoje em dia, este projeto está presente sob a forma deste site, de uma página na rede social Instagram (que podem visitar aqui) e de uma página na rede social Facebook (a que podem aceder através daqui).

A alimentação em que acredito

Como já referi, acredito numa alimentação que nos faça sentir bem. Na verdade, acredito numa alimentação que nos faça sentir o melhor possível. Seja fisicamente, psicologicamente e até mesmo na relação que temos com os outros, com os animais e com o planeta. Isto traduz-se numa alimentação nutritiva, boa para todos e com espaço para tudo.

No meu caso, sigo uma alimentação 100% vegetal desde 2018, baseada em alimentos de origem vegetal e integrais. Diariamente, consumo com abundância fruta, vegetais, cereais integrais, tubérculos e pseudocereais, leguminosas e derivados, frutos gordos e sementes. Consumo também alguns alimentos mais processados, mas nutritivos (como, por exemplo, o azeite), mas faço-o com moderação. Esporadicamente, há o tal espaço para tudo. A razão é simples: é isto o que me faz mais sentido.

E porque é que faz mais sentido? Estando muito mais bem informada do que há uns anos, penso da seguinte forma: se existe um tipo de alimentação que é extremamente saboroso (caso não acreditem, estou aqui para vos provar isso mesmo), que é nutritivo e que ajuda os animais, o planeta e a minha saúde, que razão tenho para não o seguir? Nenhuma! :)

O Meaningful Flavours

Como já devem ter percebido, o Meaningful Flavours surge da junção entre a minha grande paixão por culinária e a alimentação em que acredito. É um projeto de muita partilha. Partilha de receitas, partilha de artigos, partilha de informação. Tudo isto repleto de significado, pelo estilo de vida que simboliza.

Como não podia deixar de ser, este é um projeto de SABORES. Na culinária, embora a apresentação e o aspeto de um prato sejam muito importantes, visto serem os elementos que atraem, é o sabor que faz permanecer. E é exatamente isso que eu exploro: sabores!

Assim, bem longe de obrigações, quero simplesmente dar-vos a conhecer aquilo de que tanto gosto e incentivar-vos a experimentarem também, caso o desejem.

Meaningful Flavours

Encontram todas as receitas que já partilhei aqui e os vários artigos aqui. Para além disto, estou sempre disponível para ajudar, esclarecer alguma dúvida, debater ideias ou conversar. Para me contactarem, só precisam de me enviar uma mensagem através das redes sociais Instagram ou Facebook ou um e-mail para meaningfulflavous@gmail.com.

Acompanham-me?

Francisca