#FICAEMCASANACOZINHA

Puré de abóbora, grão crocante e cogumelos
Ir já para a receita

Puré de abóbora, grão crocante e cogumelos é a receita que preparei, em direto, nas redes sociais, no dia 1 de abril, como parte do movimento #ficaemcasanacozinha. Quem daí já conhece e tem acompanhado esta bela iniciativa? :)

O #ficaemcasanacozinha surge no período de isolamento e distanciamento social que todos estamos a viver, devido à pandemia do novo coronavírus, para juntar as pessoas “à volta da cozinha”, promovendo a comunicação e o envolvimento, de forma a trazer alguma leveza a esta quarentena. Porque, tal como disse nas publicações que fiz nas redes sociais Instagram e Facebook, estamos todos a precisar disso mesmo.

Assim, o #ficaemcasanacozinha, junta 15 pessoas ligadas à alimentação (cozinheiros, chefs, pasteleiros, bloggers, youtubers, fotógrafos, nutricionistas, bons garfos ou entusiastas da cozinha) para confecionarem, durante 15 dias, às 19h, receitas deliciosas em direto no Instagram. No meu caso, optei por fazer também a transmissão no Facebook para poder chegar a mais pessoas. Houve alguns problemas técnicos no início, mas, no geral, penso que correu muito bem e diverti-me bastante :)

Puré de abóbora, grão crocante e cogumelos 2

O movimento começou no dia 23 de março e dura até dia 6 de abril, sendo que há uma pessoa por dia, às 19h, a confecionar uma receita em direto. Portanto, ainda estão a tempo de assistir aos diretos que vão ocorrer. Quanto aos que já passaram, podem ver as receitas que foram preparadas nas páginas de Instagram dos seus criadores (basta clicarem no respetivo nome de utilizador que está na lista em baixo). Para verem a minha receita a ser confecionada em direto, basta clicarem aqui. Para além disto, algo me diz que vem aí uma surpresinha eheheh. Mas, por agora, nada posso revelar.

De seguida, vou colocar a lista dos intervenientes nesta iniciativa da qual estou muito, muito, muito contente por fazer parte.

23 de março – Luísa Ferreira (Sardinha Fora da Lata) – Instagram: @sardinhaforadalatablog
24 de março – Cristina Winzheimer (myintegralis) – Instagram: @myintegralis
25 de março – Rita Teixeira (nutricionista) – Instagram: @ritateixeira_nutricionista
26 de março – Luísa Mafei (Cozinha Afetiva) – Instagram: @luisamafei
27 de março – Teresa Cameira (A cozinha da Ovelha Negra) – Instagram: @cameirateresa
28 de março – Catarina Valente (Tu Alma Veda) – Instagram: @tualmaveda
29 de março – Sandra Gomes Silva (O Vegetariano) – Instagram: @ovegetariano.pt
30 de março – Catarina (Qualquer dia viro vegan.) – Instagram: @qualquer_dia_viro_vegan
31 de março – Tatiana Pinheiro (nutricionista) – Instagram: @nutricionista.tatiana
1 de abril – Francisca Assunção (Meaningful Flavours) – Instagram: @meaningfulflavours (eu!)
2 de abril – Ani (Ani Cooks Vegan) – Instagram: @anicooksvegan
3 de abril – Flor (Comidamor) – Instagram: @comidamor_blog
4 de abril – Rui Ribeiro (Faz & Come) – Instagram: @fazecome
5 de abril – Mafalda Luís de Castro (Rafeira Vegana) – Instagram: @_mafa_
6 de abril – Isabela Mascarenhas (Tô Comendo) – Instagram: @to_comendo

Puré de abóbora, grão crocante e cogumelos 3

Depois desta introdução focada no #ficaemcasanacozinha, passo à receita que preparei em direto: puré de abóbora, grão crocante e cogumelos. O objetivo desta iniciativa é, como disse acima, juntar as pessoas à volta da cozinha. Como tal, isto só pode ser feito através de receitas simples, fáceis de fazer e cujos ingredientes sejam facilmente substituíveis por outros. O que é o caso desta. Portanto, nada de ir a correr para o supermercado para experimentar, combinado? Usem o que tiverem em casa. No final da receita, logo a seguir ao procedimento, encontram uma lista com muitas das substituições possíveis ;)

Continuando, tendo em mente este propósito, quis criar (aliás, desafiei-me a mim mesma a criar) uma receita especial, diferente das que costumo fazer e partilhar com vocês, mas que mantivesse a simplicidade que as caracteriza e que fosse feita com poucos ingredientes. Depois de pensar e testar, aqui está ela: puré de abóbora, grão crocante e cogumelos. Não podia estar mais contente com o resultado. À primeira vista, pode parecer complicada, mas garanto que é mesmo muito simples. Tem é uma apresentação bonita (que também explico como fazer no procedimento) e que faz toda a diferença.

Vamos, então, descobrir como fazer esta receita maravilhosa?

Puré de abóbora, grão crocante e cogumelos 4

Ingredientes (para 3 pessoas):

1 abóbora manteiga, com casca
3 dentes de alho, com casca
250g de grão-de-bico cozido
15 cogumelos pequenos, brancos ou marron (150g)
1 raminho de coentros frescos (15g)
6 metades de noz
1/2 colher de chá + 1/3 de colher de chá + 1/4 de colher de chá de sal
Pimenta qb (opcional)
1/2 colher de chá de pimentão doce em pó
1/2 colher de chá de cominhos em pó
1/2 colher de sopa + 1 colher de chá de azeite
1 colher de sopa de sumo de limão

Procedimento:

1 – Pré-aquecer o forno a 180ºC.

2 – Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal (ou com uma alternativa reutilizável – um tapete de silicone, por exemplo).

3 – Sem descascar, cortar a abóbora longitudinalmente e, com a ajuda de uma colher, retirar as sementes (reservar e utilizar posteriormente; por exemplo, assadas no forno com um pouco de sal até ficarem crocantes).

4 – Cortar a abóbora em pedaços mais pequenos e colocá-los num dos lados do tabuleiro, garantindo que a “face” com a casca fica voltada para cima.

5 – Colocar o grão-de-bico no outro lado do tabuleiro e temperar com 1/3 de colher de chá de sal, pimenta a gosto, pimentão doce, cominhos e 1/2 colher de sopa de azeite, misturando tudo muito bem com as mãos. Levar o tabuleiro ao forno por 10 minutos.

6 – Entretanto, começar a preparar os restantes ingredientes. Para isso, laminar os cogumelos, descascar e picar 2 dentes de alho e picar finamente os coentros.

7 – Após os 10 minutos no forno, retirar o tabuleiro, acrescentar o dente de alho restante (com casca) e levar ao forno por mais 20 minutos.

8 – Enquanto termina de assar, numa frigideira de tamanho médio, em lume médio-alto, colocar uma colher de chá de azeite e saltear rapidamente o alho picado, tendo o cuidado de não deixar queimar.

9 – Quando o alho começar a ficar douradinho, juntar os cogumelos, mexer, adicionar 1/4 de colher de chá de sal e voltar a mexer.

10 – Aumentar para lume alto e saltear até os cogumelos perderem toda a água.

11 – Diminuir para lume médio-alto, juntar 2/3 dos coentros picados (10g) e o sumo de limão. Mexer.

12 – Saltear por mais 1 minuto e reservar (mantendo os cogumelos na frigideira).

13 – Partir as nozes em pedacinhos pequeninos e reservar.

14 – Após os 20 minutos no forno, desligar e retirar o tabuleiro. Descascar o dente de alho e, com cuidado, transferi-lo juntamente com os pedaços de abóbora para uma taça apropriada para usar a varinha mágica. Voltar a colocar o tabuleiro no forno (agora desligado).

15 – Na taça, triturar tudo muito bem com a varinha mágica (não adicionando água), até ficar com a consistência cremosa de puré (cerca de 2 minutos). Em alternativa, utilizar um processador de alimentos.

16 – Regressar à frigideira com os cogumelos e aquecê-los durante cerca de 1 minuto em lume médio-alto.

17 – Depois, formar uma linha de montagem num local apropriado: três pratos vazios, taça com o puré de abóbora, tabuleiro com o grão, frigideira com os cogumelos, restantes coentros picados e nozes partidas.

18 – Montar os pratos. Com uma colher de sopa, colocar cerca de 3 colheres de puré de abóbora no centro de cada um dos pratos e espalhar, formando um círculo. Com as mãos, colocar o grão crocante, formando 3 “linhas”, uma em cada direção, tal como apresentado nas fotografias. Com uma colher e ajudando com a mão, colocar os cogumelos no centro. Decorar com os coentros picados e com as nozes partidas.

19 – Servir imediatamente e desfrutar de uma refeição especial, fora do vulgar, fácil de fazer e muito deliciosa!

Substituições:

A abóbora manteiga pode ser substituída por qualquer variedade de abóbora, por qualquer variedade de batata-doce ou por couve-flor. Pode ainda ser substituída por batata ou cenoura. Dependendo da substituição, pode ser necessário ajustar o tempo no forno (basta ir verificando) e/ou adicionar um pouco de azeite. Para além disto, quando se reduzir a puré, pode ser necessário ou não adicionar água ou azeite.

Os dentes de alho podem ser substituídos por alho em pó. Nesse caso, não deverá ser assado.

O grão-de-bico pode ser substituído por cubinhos de tofu (natural ou fumado) ou feijão preto. Pode ainda ser substituído por outra leguminosa, desde que esta não esteja demasiado cozida e/ou mole ou irá desfazer-se.

Os cogumelos podem ser de outro tamanho ou substituídos pelos vossos preferidos. Podem ainda ser enlatados (mas só porque estamos numa situação excecional ;) ).

Os coentros frescos podem ser substituídos por salsa ou manjericão fresco. Podem ainda ser substituídos por uma erva aromática ou mistura de ervas aromáticas desidratadas à vossa escolha.

As nozes podem ser substituídas por quaisquer frutos gordos ou por sementes de abóbora, girassol ou sésamo.

O pimentão doce e os cominhos podem ser substituídos por outra especiaria ou mistura de especiarias a gosto.

O azeite pode ser substituído por outro óleo vegetal a gosto.

O sumo de limão pode ser substituído por sumo de lima ou por 1 colher de chá de vinagre.

Francisca

Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.