UM LANCHE ÓTIMO!

Pudim de chia, coco e framboesa
Ir já para a receita

Pudim de chia, coco e framboesa! Um lanche ótimo. A combinação do coco com as framboesas fica ma-ra-vi-lho-sa.

Para além disto, esta receita está cheia de texturas: no pudim de chia, na cremosidade do iogurte e nas framboesas esmagadas. São estas as 3 camadas que se repetem e que compõem esta delícia :)

Pudim de chia, coco e framboesa 2
Pudim de chia, coco e framboesa 3

O pudim de chia é uma receita muito simples e conhecida no mundo da alimentação saudável. As sementes de chia são higroscópicas, o que significa que têm a capacidade de absorver água. Neste caso, até 12 vezes o seu peso!

Como tal, quando misturamos estas sementes com um líquido (em geral, bebida vegetal ou uma mistura de bebida vegetal e iogurte vegetal), elas vão absorvê-lo. Esperando tempo suficiente (1 a 2 horas, no mínimo), obtemos uma consistência de pudim: o pudim de chia! É muito engraçado.

Pudim de chia, coco e framboesa 4

Para além desta propriedade curiosa, as sementes de chia são riquíssimas a nível nutricional. São uma das melhores fontes vegetais de ómega 3 e contêm ainda vitaminas e minerais, como vitamina K, vitamina B6, manganésio, magnésio, fósforo, cobre e selénio, entre outros.

Assim, como se não bastasse ser deliciosa, esta receita é nutricionalmente interessante e saudável!

É também muito prática e fácil de preparar (com muito poucos ingredientes). Pode ser feita no dia ou na noite anterior e pode até ser transportada e comida fora de casa. Vamos vê-la? :)

PS: Este pudim de chia, coco e framboesa é a quarta receita da série de lanches rápidos (sendo as outras a granola de banana e manteiga de amendoim, o bolo de caneca de maçã, cacau e avelã e a mousse de abacate, alfarroba e figo).

Ingredientes (para 1 frasquinho):

3 colheres de sopa de sementes de chia (30g)
150mL de bebida de arroz e coco (ou bebida de coco)
1 caixa de framboesas (125g)
iogurte de soja e coco (ou iogurte de coco) qb
stevia em pó qb (opcional)

Procedimento:

1 – Numa tacinha, colocar as sementes de chia. Aos poucos, adicionar a bebida de arroz e coco (ou bebida de coco), mexendo com uma colher e tentando que as sementes de chia fiquem totalmente submersas na bebida, uma vez que estas têm tendência de vir para a superfície.

2 – Levar ao frigorífico durante 1 a 2 horas (ou durante a noite), até que a mistura atinja a consistência de pudim.

3 – Após esse tempo, antes de retirar do frigorífico, preparar os restantes ingredientes.

4 – Para isso, reservar 3 framboesas e, com a ajuda de um garfo, esmagar as restantes.

5 – Se as framboesas forem ácidas, juntar a stevia e misturar bem. Se as framboesas forem docinhas, já não será necessário juntar o adoçante. Reservar.

6 – Pegar no iogurte de soja e coco (ou no iogurte de coco) e misturá-lo. Reservar.

7 – Retirar o pudim de chia do frigorífico e misturá-lo um bocadinho.

8 – Num frasquinho, colocar, por camadas, metade do pudim de chia, iogurte de soja e coco (ou iogurte de coco) e metade das framboesas esmagadas. Repetir. No topo, colocar as 3 framboesas que estavam reservadas.

9 – Comer ou levar ao frigorífico para consumir mais tarde (até 3 dias). Caso seja guardado no frigorífico, as camadas de framboesa irão fazer um degradê para as restantes camadas, resultando num pudim de chia muito bonito.

Substituições:

A stevia pode ser substituída por um adoçante natural a gosto (xarope de ácer, xarope de agave, xarope de flor de coco, xarope de tâmaras ou açúcar de coco, por exemplo). A sua utilização só é necessária se as framboesas forem ácidas. Se forem docinhas, pode ser omitida.

Nota:

A bebida de arroz e coco ou a bebida de coco escolhida deve ser uma boa bebida, pois é esta que vai dar sabor ao pudim de chia. Deve ser uma bebida da qual gostem do sabor quando simples.

Francisca

Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.