DE BA-BAR!…

Papas de aveia, banana e cacau
Ir já para a receita

Papas de aveia são boas. Papas de aveia e banana são deliciosas. Papas de aveia, banana e cacau são maravilhosas. Será que é possível haver melhor?

Digo-vos já que SIM! Como? Estas papas de aveia, banana e cacau com surpresa! São cremosas, são docinhas, são quentinhas, são mega saborosas e ainda têm o bónus de uma grande delícia no interior. Preparados para saber o que é? Vejam as próximas fotografias! :)

MANTEIGA DE AMENDOIM! É verdade. Nestas papas de aveia, banana e cacau com surpresa, a surpresa é uma boa colher de manteiga de amendoim no interior. Uma coisa tão simples, mas absolutamente deliciosa.

Quem me acompanha nas redes sociais (Facebook e Instagram) sabe que adoro fazer papas de aveia! Costumo dizer que a melhor parte é acrescentar uma colher de chá de manteiga de oleaginosas (avelã, caju, amêndoa, etc.) no topo das papas. Agora, descobri algo que é ainda melhor: acrescentar a manteiga no interior!

Assim, a manteiga de oleaginosas vai derreter e misturar-se com as papas e o resultado… Ai, o resultado! Impossível de descrever. Fica mesmo muito bom, acreditem! É todo um outro nível. Vão ter de experimentar eheheh.

Papas de aveia, banana e cacau 4

Vamos à receita? Não sei se estão preparados ;)

Ingredientes (para 1 pessoa):

3 colheres de sopa de flocos de aveia (finos)
1 colher de sopa de sementes de chia
2 colheres de chá de cacau em pó
1 pitada de canela (opcional)
1 banana bem madura esmagada
200mL de bebida vegetal a gosto
1 colher de chá cheia de manteiga de amendoim (receita aqui)

Procedimento:

1 – Num tacho pequeno, colocar os flocos de aveia, as sementes de chia, o cacau e a canela. Misturar com um garfo.

2 – Juntar a banana esmagada e misturar tudo muito bem com um garfo.

3 – Aos poucos, juntar a bebida vegetal, misturando bem com o garfo.

4 – Colocar em lume alto até ferver.

5 – Quando começar a ferver, reduzir para lume médio-alto, mexer com um salazar ou com uma espátula, tapar o tacho e deixar cozinhar por 3 minutos.

6 – Abrir, reduzir para lume médio-baixo, mexer muito bem com o salazar ou com a espátula e deixar cozinhar por mais 3 minutos, mexendo a meio e tapando novamente o tacho.

7 – Abrir, reduzir para lume baixo, mexer muito bem com o salazar ou com a espátula e deixar cozinhar durante 5 minutos, mexendo a meio e tapando novamente o tacho.

8 – Abrir, mexer e desligar o lume. Deixar o tacho sobre o fogão, no disco utilizado, e deixar que as papas acabem de cozinhar, através do calor residual (cerca de 2 minutos).

9 – Transferir as papas para uma tacinha, deixando uma parte ainda no tacho (para referência, cerca de duas colheres de sopa).

10 – No centro da taça (com as papas), com a ajuda de duas colheres de chá, colocar a manteiga de amendoim.

11 – Cobrir bem a manteiga de amendoim com as papas que ficaram no tacho.

12 – Servir imediatamente e deliciar-se com a bela surpresa no interior!

Notas:

Uma vez que todos os fogões funcionam de forma única, sempre que necessário, devem reduzir o lume (mesmo que a receita não o indique) para que as papas não colem ao fundo do tacho.

Para o melhor resultado possível, devem utilizar uma banana mesmo bem madura, nem muito grande nem muito pequena, da qual gostem quando está no ponto. Devem também respeitar o procedimento da receita, a fim de que as papas cozinhem lentamente e fiquem bem cremosas. Para além disto, sempre que a receita diga para mexer as papas, devem fazê-lo suavemente.

Versão sem glúten:

Para versão sem glúten, basta garantirem que os flocos de aveia e a bebida vegetal que utilizam estão certificados como tal. Os outros ingredientes são naturalmente isentos de glúten.

Francisca


Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.