ÉS CAPAZ DE RESISTIR?

Panadinhos de seitan no forno
Ir já para a receita

Já há muito tempo que queria inventar uma receita de panados mais saudáveis. Ou seja, que fossem feitos no forno e que tivessem melhores ingredientes. No entanto, pretendia que continuassem cheios de sabor. E, claro, tinham de ser 100% vegetarianos.

À primeira vista, podem pensar que isto é uma tarefa impossível… Mas muito pelo contrário: consegui criar uns panadinhos de seitan no forno de comer e chorar por mais!

Escolhi o seitan como proteína vegetal, pois, para mim, a sua textura é a que mais se adequa a panados. Por exemplo, também poderia ter utilizado tofu. No entanto, a textura deste último é mais uniforme, pelo que, na minha opinião, o seitan é preferível, tendo em conta o resultado que pretendemos atingir.

Panadinhos de seitan no forno

Depois, pensei em alternativas ao pão ralado. Já que me estava a afastar tanto da receita convencional, porque não mudar também este? Surgiu-me logo a ideia de usar farinha de aveia (isto é, aveia triturada). No entanto, resolvi juntar-lhe cominhos, orégãos e alho em pó para proporcionar uma combinação deliciosa de sabores.

Finalmente, era necessário algo para ligar o seitan à mistura de aveia e alguma coisa que tornasse os panados saborosos. Após refletir um pouco, percebi que podia acabar com estes dois “problemas” de uma só vez: através de uma marinada! Molho de soja, azeite e vinho do Porto pareceram-me os ingredientes ideais (ou não fosse eu da Cidade Invicta eheheh).

Assim, estavam reunidas as condições perfeitas para o sucesso. E, de facto, foi exatamente isso que aconteceu. Estes panadinhos de seitan no forno são mesmo muito deliciosos e, ainda por cima, são também fáceis de fazer. Bem, vendo com atenção, é capaz de haver uma única “dificuldade”: resistir-lhes! :)

Panadinhos de seitan no forno

Ingredientes (para 4 pessoas):

500g de seitan
2 colheres de sopa de molho de soja (shoyu)
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinho do Porto
1/3 de chávena de farinha de aveia/flocos de aveia triturados (40g)
1 colher de chá de cominhos em pó
1 colher de chá de orégãos desidratados
1/2 colher de chá de alho em pó

Procedimento:

1 – Pré-aquecer o forno a 180ºC.

2 – Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal.

3 – Num prato de sopa, colocar a farinha de aveia (ou os flocos de aveia triturados), os cominhos, os orégãos e o alho em pó. Misturar tudo muito bem e reservar.

4 – Noutro prato de sopa, colocar o molho de soja, o azeite e o vinho do Porto. Misturar tudo muito bem e reservar.

5 – Cortar o seitan em 8 fatias finas (com, aproximadamente, 0,5cm de espessura).

6 – Passar os bifinhos de seitan acabados de fatiar pela marinada de molho de soja, azeite e vinho do Porto.

7 – Logo de seguida, passá-los pela mistura de flocos de aveia.

8 – Dispor os panados no tabuleiro e levar ao forno durante cerca de 20 minutos, virando-os após 10 minutos.

9 – Servir.

Nota:

Caso sobre marinada de molho de soja, azeite e vinho do Porto e mistura de flocos de aveia, podem guardá-las no frigorífico (até 3 dias) e, misturando as duas, utilizá-las para temperar tofu (cortado em cubos, por exemplo) ou mais bifinhos de seitan e, posteriormente, grelhá-los numa frigideira antiaderente com um fio de azeite ou levar ao forno a 180ºC por 20 minutos.

Substituições:

Os flocos de aveia/farinha de aveia podem ser substituídos por pão ralado.

Francisca

Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.