COMIDINHA DE CONFORTO

Massada de feijão manteiga, tomate e couve coração
Ir já para a receita

Esta saborosa massada de feijão manteiga, tomate e couve coração é um daqueles pratos que devem ser comidos bem quentinhos. De preferência, a partir de uma taça e com uma colher. Vai saber ainda melhor dessa forma. Pelo menos, isso é o que acontece comigo. Adoro saborear a massa, colherada após colherada, a partir de um recipiente redondinho (um prato de sopa também funciona bem).

Para além de saborosa, esta é uma receita que se faz facilmente, com ingredientes muitíssimo simples e que, muito provavelmente, até já têm em casa. São eles a cebola e o alho, o tomate e a polpa de tomate, a massa cotovelinhos, o feijão manteiga e a couve coração. A juntar a isto, só precisam dos essenciais azeite, sal e pimenta (esta última, apenas se escolherem usá-la). E, neste caso, também de água.

Adicionalmente, é uma receita bastante prática, pois, por si só, é um prato principal completo a nível nutricional. Em vez de cozermos uma massa num tacho, fazermos um estufado de feijão noutro e saltearmos uns vegetais numa frigideira para acompanhar, juntamos tudo num único tacho e temos a refeição pronta! Deliciosa a nível de sabor, mais rápida de confecionar e menos trabalhosa. Não se pode pedir mais eheheh.

Massada de feijão manteiga, tomate e couve coração 2

Esta massada de feijão manteiga, tomate e couve coração é, então, a terceira das receitas que preparei especialmente para a situação de isolamento social em que nos encontramos (e que, a pouco e pouco, felizmente, começa a ser aliviada; no entanto, não posso deixar de ressalvar que os cuidados devem ser mantidos a fim de que corra tudo pelo melhor). A primeira receita foi o caril de grão com cenoura e brócolos (que podem ver aqui) e a segunda foi os cubinhos de tofu no forno com caril (a que podem aceder através daqui).

Para quem não está familiarizado com as características destas receitas, são ainda mais fáceis de fazer e com um número ainda mais reduzido de ingredientes do que as receitas que costumo publicar. Além do mais, não terão nenhum ingrediente “esquisito” e os ingredientes serão possíveis de substituir de forma descomplicada. No caso desta massada, facilmente trocam a massa cotovelinhos por uma massa em espirais, o feijão manteiga por feijão branco e a couve coração por couve lombarda, por exemplo.

Vamos, então, ver a receita?

Ingredientes (para 5 pessoas):

1 cebola picada
3 dentes de alho picados
2 tomates maduros cortados em cubos
5 colheres de sopa de polpa de tomate
1 chávena de massa cotovelinhos integral (120g)
1 chávena e 1/2 de água (375mL)
1/2 couve coração cortada em juliana fina
500g de feijão manteiga cozido
1 colher de chá + 1/2 colher de chá + 1/3 de colher de chá de sal
Pimenta qb (opcional)
2 colheres de chá de orégãos desidratados
1 colher de sopa de azeite

Procedimento:

1 – Num tacho de tamanho grande, em lume médio-alto, refogar a cebola em azeite durante cerca de 3 minutos.

2 – Juntar o alho, o tomate e a polpa de tomate e refogar durante mais 3 minutos.

3 – Adicionar os cotovelinhos, a água e 1/3 de colher de chá de sal. Aumentar para lume alto até ferver bem.

4 – Mexer, diminuir para lume médio-alto, tapar e deixar cozinhar por 3 minutos.

5 – Abrir, mexer e diminuir para lume médio. Juntar a couve coração e 1/2 colher de chá de sal, mas não mexer (a couve deve ficar pousada em cima da massa). Tapar e deixar cozinhar por 3 minutos.

6 – Abrir, mexer muito bem (se for necessário, auxiliar com um garfo), tapar e deixar cozinhar por mais 3 minutos.

7 – Abrir, mexer e diminuir para lume médio-baixo. Tapar e deixar cozinhar por mais 3 minutos.

8 – Abrir, mexer e juntar o feijão, 1 colher de chá de sal, a pimenta e os orégãos. Envolver muito bem, aumentar para lume médio, tapar e deixar cozinhar por 3 minutos.

9 – Abrir, mexer, diminuir para lume baixo, tapar e deixar apurar durante 2 minutos.

10 – Abrir, desligar o lume, mexer e servir.

Substituições:

A massa cotovelinhos integral pode ser substituída por massa cotovelinhos branca ou semi-integral ou por outra massa ao vosso gosto.

Versão sem glúten:

Para versão sem glúten, basta garantirem que a massa que utilizam está certificada como tal. Os outros ingredientes são naturalmente isentos de glúten.

Francisca

Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.