A MAIS BADALADA

Manteiga de amendoim
Ir já para a receita

A clássica manteiga de amendoim.

Viciante e versátil. Capaz de melhorar vários pratos e receitas.

Haverá quem não adore? Duvido. Só se tiverem comido tanta, tanta, tanta que enjoaram eheheh.

Bem, eu não sou exceção. Gosto mesmo muito de manteiga de amendoim. E a minha forma preferida de a consumir é talvez a mais simples de todas: barrada no pão. Fica de-li-ci-o-sa. Para comprovar, ora espreitem a “receita” de Pão com manteiga de amendoim, banana e canela, carregando aqui.

Manteiga de amendoim 2
Manteiga de amendoim 3

Como tal, não consegui resistir a aprender a fazer a minha própria manteiga de amendoim caseira. Aliás, fazer manteigas de oleaginosas caseiras (ou seja, de amendoim, mas também de outros frutos gordos) foi uma das minhas resoluções para o passado ano de 2019. E correu maravilhosamente bem :)

Se quiserem ver o que aprendi com este objetivo (cumprido com sucesso) e saber todas as minhas dicas, recomendo que espreitem o artigo Manteigas de oleaginosas – as minhas dicas (4 receitas). Vale mesmo muito a pena.

Continuando, esta é a minha receita de manteiga de amendoim caseira. Muito nutritiva, fácil e saborosa. Tem apenas um ingrediente (amendoim, claro!) e espero que vos delicie tanto quanto a mim.

Manteiga de amendoim 4

Ingredientes (para 1 frasco pequeno):

250g de amendoins crus (sem casca)

Procedimento:

1 – Pré-aquecer o forno a 180°C.

2 – Colocar os amendoins numa assadeira e levar ao forno durante 10 minutos, mexendo a meio.

3 – Transferir os amendoins para um processador de alimentos e processar durante 15 minutos (para que a manteiga fique mesmo cremosa), parando a cada minuto para descolar, com a ajuda de um salazar ou de uma espátula, o que fica nas laterais.

4 – Ao fim dos 15 minutos, chegando ao resultado pretendido (caso isto não aconteça, continuar a processar), transferir a manteiga de amendoim para um frasco.

5 – Consumir ou guardar.

Conservação:

A manteiga de amendoim deve ser guardada num frasco limpo e bem fechado, dentro ou fora do frigorífico. Para mais informações sobre como conservar a manteiga, vejam o artigo Manteigas de oleaginosas – as minhas dicas (4 receitas).

Notas:

Para uma manteiga de sabor mais suave, torrem os amendoins apenas durante 5 minutos. Para um sabor mais intenso, torrem durante 15 minutos (mexendo a cada 5 minutos).

Se não tiverem uma assadeira, podem colocar os amendoins num tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal, levando este ao forno.

Francisca

1 comentário sobre “Manteiga de amendoim”

Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.