MEGA BOA!

Granola de cacau e amêndoa
Ir já para a receita

Granola “mega boa” de amêndoa e cacau! O vício atual do meu pai (e meu também eheheh) e que fez (e faz) as delícias dos meus familiares (cada “casa” recebeu um frasquinho desta granola no Natal).

A última receita do Meaningful Flavours foi uma granola super rápida de banana e manteiga de amendoim e aqui no website estão também as deliciosas receitas de granola de coco e pistáchio e granola de canela e goji. Portanto, tinha planeado publicar hoje uma receita diferente, mas decidi deixar-vos escolher (através de uma sondagem na página do Meaningful Flavours na rede social Instagram) e esta granola foi a grande vencedora! Portanto, aqui está ela :)

Granola de cacau e amêndoa 2
Granola de amêndoa e cacau 4

Esta é das granolas mais deliciosas que alguma vez criei e, desde que o fiz, tenho repetido a receita vezes e vezes sem conta! O mais difícil é fazer com que dure eheheh.

É uma granola bem gulosa e muito saborosa e, ao mesmo tempo, bem nutritiva, sendo composta por flocos de aveia, amêndoas, sementes de abóbora e cacau, que tão bons são para a nossa saúde :)

Tem também algum adoçante (não refinado) e óleo (de coco), mas numa quantidade pequenina, se pensarmos na totalidade da granola. Apenas o necessário para conseguirmos todo o sabor e mantermos a nutrição!

Granola de amêndoa e cacau

Para além disto, esta granola de amêndoa e cacau é também simples de fazer (como bem sei que gostam ;) ) e os seus ingredientes são poucos e acessíveis! Aqueles que podem ser um pouco mais difíceis de encontrar (açúcar de coco e xarope de ácer) podem ser substituídos facilmente.

Assim, deixo-vos esta maravilha e espero que se deliciem tanto quanto eu e a minha família! Que os vossos pequenos-almoços e lanches sejam bem saborosos e nutritivos, tal como devem ser!

Por fim, ficam aqui algumas ideias para utilizarem esta bela granola:

Simples, com iogurte vegetal.
Numa tacinha com fruta, a que adicionam a vossa bebida vegetal preferida.
Por cima de umas papas de aveia, para um toque crocante.
Como topping de um “batido na taça” (smoothie bowl).

Granola de amêndoa e cacau 4

Ingredientes (para 1 frasco grande):

3 chávenas de flocos de aveia (300g)
1 chávena de amêndoas, com ou sem pele (150g)
1/4 de chávena de sementes de abóbora (30g) – opcional
2 colheres de sopa de cacau em pó (16g)
2 colheres de sopa de açúcar de coco (20g)
1 pitada de sal (opcional)
3 colheres de sopa de xarope de ácer
3 colheres de sopa de óleo de coco (líquido)

Procedimento:

1 – Pré-aquecer o forno a 170ºC.

2 – Forrar um tabuleiro de forno com um tapete de silicone reutilizável ou com papel vegetal.

3 – Colocar as amêndoas numa tábua de cozinha e, com uma faca grande, picá-las grosseiramente.

4 – Numa taça grande, colocar os flocos de aveia, as amêndoas picadas e as sementes de abóbora e misturar tudo com uma colher.

5 – Num tacho pequeno, colocar o óleo de coco líquido, o xarope de ácer, o cacau, o açúcar de coco e o sal.

6 – Colocar em lume médio-alto/alto, até o açúcar de coco começar a derreter, mexendo de vez em quando com a ajuda de um salazar ou de uma espátula.

7 – Mexer muito bem com o salazar ou espátula e diminuir para lume médio.

8 – Deixar cozinhar durante 2 a 3 minutos, mexendo frequentemente com o salazar ou espátula para que se forme uma mistura homogénea.

9 – Desligar o lume e acrescentar a mistura, aos poucos, à taça com os flocos de aveia, envolvendo tudo muito bem a ajuda de uma colher.

10 – Garantir que a mistura se encontra distribuída igualmente pelos flocos de aveia e transferir tudo para o tabuleiro de forno.

11 – Levar ao forno durante 20 minutos, mexendo a meio.

12 – Após este tempo, retirar o tabuleiro do forno, mexer e deixar arrefecer completamente antes de comer ou guardar.

Conservação:

A granola deve ser guardada num frasco esterilizado e bem fechado, após ter arrefecido completamente.

Substituições:

 O xarope de ácer pode ser substituído por xarope de agave (ou por outro adoçante líquido a gosto – xarope de tâmaras, geleia de arroz, geleia de coco, etc.; no entanto, o xarope de agave é o adoçante cujo resultado se irá aproximar mais à versão original com xarope de ácer).

 O açúcar de coco pode ser trocado por açúcar branco, açúcar mascavado, açúcar amarelo ou rapadura, dependendo da disponibilidade em casa e das preferências e escolhas individuais. No entanto, aquele que se irá aproximar mais do resultado original será o açúcar mascavado, uma vez que o açúcar de coco confere um ligeiro sabor caramelizado à granola (ou seja, não tem apenas a função de adoçar).

 O óleo de coco pode ser substituído por outro óleo vegetal a gosto, de sabor não muito intenso.

 As amêndoas podem ser substituídas por nozes ou por outras oleaginosas a gosto (cajus, avelãs, etc.). Podem ser com ou sem pele (se se aplicar), mas devem estar sempre cruas para depois, indo ao forno, não queimarem nem ficarem demasiado torradas.

 As sementes de abóbora podem ser substituídas por outras sementes a gosto, como sementes de girassol. Em alternativa, podem ser omitidas.

 O cacau em pó pode ser substituído por chocolate em pó. Nesse caso, poderá ser necessário reduzir a quantidade de açúcar de coco.

Versão sem glúten:

Para versão sem glúten, basta garantirem que os flocos de aveia que utilizam estão certificados como tal. Os outros ingredientes são naturalmente isentos de glúten.

Francisca

Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.