GELADO DE “CARAMELO SALGADO”

Gelado de banana e manteiga de amendoim
Ir já para a receita

Gelado de banana e manteiga de amendoim. Quem nunca provou um bom gelado de banana (daqueles caseiros, feitos mesmo só com esta fruta) não sabe o que está a perder. Mas não sabe mesmo (para quem gosta de banana, claro) :)

A banana é uma fruta tão fixe que se consegue transformar num absolutamente delicioso gelado: doce e muito cremoso. Então em dias quentes… Ao lanche… Sabe maravilhosamente! Aliás, quem não souber que está a comer um gelado feito só com banana, sem qualquer açúcar adicionado, nem acredita. Mas que bela forma de comer fruta! Sim, fruta!

Partindo desta base de gelado de banana, já partilhei convosco o gelado “paraíso” (gelado de banana e açaí). Hoje, trago-vos um gelado que faz lembrar os de “caramelo salgado”. Uma autêntica maravilha!

Gelado de banana e manteiga de amendoim 2
Gelado de banana e manteiga de amendoim 3

É feito apenas com 4 ingredientes, o que faz com que seja uma opção bem nutritiva: banana, manteiga de amendoim, sal (para o tal toque salgado) e bebida vegetal. De forma fácil e rápida, ficamos com um belo lanche ou sobremesa! Saudável, ainda por cima :)

Já perdi a conta às vezes que o fiz cá em casa. Como de bom grado umas tacinhas dele. É mesmo dos meus lanches preferidos. E quem também adora fazer o mesmo é o meu primo!

Para sobremesa, já o preparei em alguns jantares com os meus pais. Quando todos terminam o prato principal, vou num instante à cozinha e preparo-o na hora. Adoram!

Partilho-o agora convosco. Espero que se deliciem tanto quanto nós!

Ingredientes (para 1 taça pequena):

2 bananas congeladas (muito maduras), sem casca
1 colher de sopa de manteiga de amendoim (20g)
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de bebida vegetal (30mL)

Procedimento:

1 – Retirar as bananas do congelador e deixar que descongelem um pouco (durante cerca de 5 minutos).

2 – Num processador de alimentos, colocar as bananas e processar durante cerca de 45 segundos.

3 – Parar e empurrar para o centro, com um salazar ou com uma espátula, o que fica nas laterais.

4 – Juntar a bebida vegetal e processar durante mais 1 minuto, parando depois de 30 segundos para voltar a empurrar para o centro, com o salazar ou com a espátula, o que fica nas laterais.

5 – Voltar a parar e adicionar a manteiga de amendoim. Triturar até o gelado ficar homogéneo.

6 – Servir imediatamente!

Substituições:

A manteiga de amendoim pode ser substituída por uma manteiga de oleaginosas a gosto (de amêndoa, de caju ou de avelã, por exemplo). O gelado será então de banana e manteiga de amêndoa, de banana e manteiga de caju e de banana e manteiga de avelã, respetivamente. O resultado há será diferente do “caramelo salgado obtido ao utilizar manteiga de amendoim.

Nota:

Para consumo enquanto pequeno-almoço ou lanche de uma pessoa, a quantidade total de gelado de banana e manteiga de amendoim é o ideal. Contudo, se for para ser consumido como sobremesa, os ingredientes indicados rendem, aproximadamente, o equivalente a 4 a 5 bolas de gelado.

Versão sem glúten:

Para versão sem glúten, utilizem uma bebida vegetal certificada como tal. Os outros ingredientes são naturalmente isentos de glúten.

Francisca

Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.