A MINHA RECEITA DE ERVILHAS PREFERIDA

Ervilhas com cogumelos e alheira
Ir já para a receita

Quem é que é capaz de resistir a umas belas ervilhas com cogumelos e alheira? Começo já por admitir que eu não sou eheheh! Então a estas… Nem por sombras :)

E porquê? Ora, esta é, sem dúvida, a minha receita de ervilhas preferidas! Esta leguminosa verdinha combina na perfeição com os cogumelos e a alheira acrescenta um toque divinal! Depois, temos também o tomate e os coentros. Mais a combinação deliciosa de pimentão doce (colorau) e cominhos como temperos. Mmm… é impossível ficar imune a esta explosão de sabor! E, cá por casa, não sou a única fã deste prato. O meu pai também adora!

Para além de todos estes atributos relativos ao paladar, esta receita de ervilhas com cogumelos e alheira é também muito fácil de fazer. Basta seguir todos os passos na ordem certa e de certeza que irá resultar!

Ervilhas com cogumelos e alheira 2

Quanto às alheiras vegetarianas, hoje em dia, já as conseguem encontrar à venda em muitos locais. Lojas especializadas (de produtos biológicos e de produtos vegetarianos) são um deles, mas os hipermercados convencionais também já possuem. Basta procurarem na área de “produtos saudáveis” ou mesmo na zona de enchidos. Para facilitar e sem ter qualquer tipo de relação com estas marcas, sei que o Continente e o El Corte Inglés (Super Cor) têm. Para quem é do Porto, a mercearia de produtos biológicos Maçaroca e o supermercado IdealBio também são uma boa opção.

Se adquirirem este produto, depois, podem também experimentar fazer a minha receita de bolinhas de alheira. Vale muito a pena! Um aperitivo tão simples, tão simples, tão simples e em que o sucesso está garantido! Cliquem aqui se as quiserem ver.

E agora, sem mais demoras, vamos à receita destas deleitáveis ervilhas com cogumelos e alheira!

Ingredientes (para 4 pessoas):

2 chávenas de ervilhas cozidas/congeladas (260g)
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
7 cogumelos frescos laminados (250g) – marron ou Paris (cogumelos brancos)
3 colheres de sopa de polpa de tomate
1 alheira vegetariana
1 molho de coentros frescos picados (20g)
1 colher de chá de sal
Pimenta qb (opcional)
1 colher de chá de pimentão doce
1 colher de chá de cominhos
1 colher de sopa de azeite
6 colheres de sopa de água

Procedimento:

1 – Num tacho de tamanho médio, em lume médio-alto, fazer um refogado com cebola e azeite durante cerca de 3 minutos.

2 – Juntar o alho e a polpa de tomate e diminuir para lume médio. Cozinhar durante 2 minutos.

3 – Juntar os cogumelos e 1/3 de colher de chá de sal para que estes libertem a água que têm mais facilmente, aumentando o lume para alto (os cogumelos parecem “esponjas” e possuem muita água absorvida; assim, o sal ajuda a que percam a água mais rapidamente). Ir mexendo, durante cerca de 8 minutos. Se necessário, diminuir para lume médio-alto.

4 – Quando quase toda a água dos cogumelos tiver sido libertada (estes devem ter diminuído bastante de tamanho), juntar as ervilhas e a água para ajudar a criar molho.

5 – Mexer e aumentar para lume alto até começar a ferver. Mexer e reduzir para lume médio.

6 – Adicionar sal, pimenta, pimentão doce e cominhos. Mexer muito bem e deixar cozinhar por 5 minutos com o tacho tapado, mexendo a meio.

7 – Entretanto, retirar a tripa (que é sintética) da alheira e parti-la em pedaços de tamanho médio.

8 – Abrir o tacho, colocar a alheira e desfazer um pouco os pedaços dentro do tacho com uma colher de pau para misturar os sabores. Cozinhar durante 2 minutos com o tacho novamente tapado.

9 – Abrir, mexer, reduzir para lume médio-baixo e adicionar os coentros às ervilhas.

10 – Mexer tudo e deixar apurar por 2 minutos com o tacho tapado.

11 – Abrir, mexer e servir!

Versão sem glúten:

Para versão sem glúten, utilizem uma alheira vegetariana que esteja certificada como tal. As alheiras vegetarianas de Agramonte, por exemplo, existem na versão sem glúten. Os outros ingredientes são naturalmente isentos de glúten.

Francisca

2 comentários sobre “Ervilhas com cogumelos e alheira”

  1. Obrigada Francisca pelas maravilhosas receitas.Tenho .feito as receitas e estou muito contente em 3 semanas perdi 7 kilos.
    Bj grande e grata pelo carinho.

Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.