PRÁTICO, PRÁTICO, PRÁTICO

Cubinhos de tofu no forno com caril
Ir já para a receita

Esta receita de cubinhos de tofu no forno com caril é a minha segunda sugestão de receitas ideais para a situação de isolamento social em que nos encontramos. A primeira foi o caril de grão com cenoura e brócolos, que podem ver aqui :)

E quais são as características destas receitas? Embora já tenha estes aspetos em conta quando partilho receitas, estas em particular serão ainda mais fáceis de fazer e com ainda menos ingredientes. Além do mais, estes serão ainda mais acessíveis, encontrando-se em qualquer supermercado convencional (não vai haver ingredientes “esquisitos”!) e, em muitos casos, poderão ser substituídos de forma descomplicada por outros ingredientes que tenham em casa.

Cubinhos de tofu no forno com caril 2

No caso destes cubinhos de tofu no forno com caril, a receita é mesmo muito prática de fazer e ideal para quando não podemos passar muito tempo na cozinha, pois os vários passos não exigem a nossa presença constante neste espaço. Primeiro, cortamos o tofu e temperamos. Seguidamente, deixamos uns minutos a absorver os temperos. Por fim, colocamos no forno. Enquanto absorve os temperos ou está no forno, podemos fazer muitas outras coisas. Passados os quinze minutos no forno, está pronto a ir diretamente para o prato para fazer as nossas delícias e as dos sortudos que o irão comer eheheh.

Faço esta receita várias vezes para mim e para os meus pais. É a solução perfeita para quando não sabemos bem o que almoçar ou jantar, devido à sua simplicidade. Além do mais, os cubinhos de tofu são bem saborosos. Então se forem servidos mal saiam do forno para se manterem ligeiramente crocantes… Uma delícia!

Para acompanhar, costumo assar batata e beterraba de uma forma muito simples e saborosa, a qual explico na “Nota” que se segue ao “Procedimento” desta receita. Provavelmente, é o método para assar com o qual já estão familiarizados. A este, apenas acrescento umas coisinhas para lhe dar um toque diferente e mais especial. Para a batata, uso uma pitada de pimenta Caiena, a qual lhe permite ter um realce picante. Para a beterraba, uso um pouco de vinagre, de modo a cortar o seu sabor forte a terra.

Ingredientes (para 4 pessoas):

500g de tofu
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de sopa de caril em pó
Pimenta qb (opcional)
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de azeite (opcional)
Sumo de limão qb para servir (opcional)

Procedimento:

1 – Pré-aquecer o forno a 200ºC.

2 – Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal (ou com uma alternativa reutilizável – um tapete de silicone, por exemplo).

3 – Cortar o tofu em cubinhos e transferi-los para uma taça grande.

4 – Adicionar o alho em pó, o caril em pó e a pimenta. Misturar.

5 – Juntar o molho de soja e envolver bem e com cuidado (para não partir nem desfazer os cubinhos de tofu), utilizando as mãos ou uma colher.

6 – Reservar por 5 a 30 minutos (idealmente, 20 a 30 minutos).

7 – Transferir os cubinhos de tofu para o tabuleiro de forno, sem os sobrepor. De preferência, bem afastados uns dos outros.

8 – Levar ao forno por 15 minutos.

9 – Retirar do forno e servir o mais rapidamente possível para garantir que a textura se mantém no ponto. Caso se goste, colocar umas gotas de sumo de limão.

Nota:

Acompanhar com batata e beterraba assadas, que podem ser preparadas ao mesmo tempo que o tofu.

Para preparar a batata, sem descascar, cortar várias batatas em rodelas e temperá-las com sal, orégãos, pimenta Caiena e um bocadinho de azeite (tudo a gosto). Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC por 30 minutos, virando a meio.

Para preparar a beterraba, sem descascar, cortar uma beterraba grande em cubinhos e temperá-los com sal, pimenta, vinagre (para cortar o sabor forte a terra) e um bocadinho de azeite (tudo a gosto). Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC por 20 minutos, mexendo a meio.

Para que todos os elementos fiquem prontos a servir ao mesmo tempo, seguir o seguinte esquema: pré-aquecer o forno e forrar o tabuleiro; cortar e temperar o tofu e reservar; preparar a batata e colocá-la no forno por 10 minutos; preparar a beterraba e colocá-la no forno, após os 10 minutos (sem retirar a batata), por 5 minutos; colocar o tofu no forno, após os 5 minutos (sem retirar a batata e a beterraba), por 15 minutos; retirar tudo do forno e servir!

Versão sem glúten:

Para versão sem glúten, utilizem um molho de soja certificado como tal. O molho de soja tamari cumpre este requisito. Os outros ingredientes são naturalmente isentos de glúten.

Francisca

Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.