DOCINHO, DOCINHO!

Creme de cacau e avelã
Ir já para a receita

Creme docinho de cacau e avelã. Daquelas receitas que são pequenos (grandes) prazeres. Uma delícia em formato de creme para barrar no pão, nas panquecas, nos crepes… ou até mesmo para comer à colher eheheh!

Esta é uma receita inspirada na mundialmente conhecida Nutella: uma versão caseira, com apenas 4 simples ingredientes e absolutamente de-li-ci-o-sa. Para além do mais, é fácil de fazer (são precisos menos de 5 minutos!) e saudável, pois os ingredientes que vamos utilizar são nutritivos (ou seja, são uma boa fonte de nutrientes). Ao contrário da versão original, não contém qualquer açúcar nem óleo adicionados. Mas que maravilha :)

Creme de cacau e avelã 2

As quantidades indicadas rendem um frasco médio de creme de cacau e avelã, semelhante ao que se encontra nas fotografias. No entanto, sintam-se à vontade para duplicar a receita ou reduzir para metade, caso pretendam fazer mais ou menos creme, respetivamente.

Respeitem apenas as proporções e certifiquem-se de que não exageram no aumento ou na redução, para que o processador consiga fazer o seu trabalho (isto é, uma quantidade muito grande causará uma grande pressão no processador e o resultado não será o melhor; de modo oposto, com uma quantidade muito pequenina, as lâminas do processador podem não conseguir chegar aos ingredientes, não os transformando no creme pretendido).

Creme de cacau e avelã 3

Esta é também uma ótima e original opção para um presente guloso para um amigo ou para um ente querido. Basta pegarem num frasquinho de vidro reutilizado e encherem-no com o creme de cacau e avelã. Depois, podem (ou não) escrever com uma caneta apropriada “Creme docinho de cacau e avelã” ou, em alternativa, colar uma etiqueta. Decorem a gosto, acrescentem uma fitinha com um laço e está pronto <3

Antes de passarmos à saborosa receita, deixo-vos uma última advertência: cuidado para não o devorarem! :D

Creme de cacau e avelã 4

Ingredientes (para um frasco médio):

200g de tâmaras descaroçadas (cerca de 30 tâmaras pequenas ou 15 tâmaras grandes – como as Medjool) ou pasta de tâmaras
4 colheres de sopa de cacau em pó (24g)
3 colheres de sopa de manteiga de avelã (60g) – para uma receita de manteiga de avelã caseira, ver aqui
1/4 de chávena (60mL) + 1/8 de chávena (30mL) de bebida de aveia

Procedimento:

1 – Demolhar as tâmaras em água a ferver. Para isso, colocar as tâmaras descaroçadas numa taça, acrescentar água a ferver (cobrindo-as totalmente) e reservar por 10 minutos. Após esse tempo, escorrer e reservar. No caso da pasta de tâmaras, não é necessário demolhar. No entanto, a pasta de tâmaras deve estar à temperatura ambiente para depois ser facilmente triturada (se a guardarem no frigorífico, retirem-na do mesmo na noite anterior).

2 – Num processador de alimentos, colocar as tâmaras já demolhadas ou a pasta de tâmaras (esta última partida em pedaços pequenos, com a ajuda de uma faca), o cacau e a manteiga de avelã. Triturar durante cerca de 1 minuto.

3 – Adicionar 1/4 de chávena (60mL) de bebida de aveia, misturar um pouco com a ajuda de um salazar ou de uma espátula e voltar a triturar durante 1 minuto (se necessário, descolar com o salazar ou com a espátula o que fica nas laterias).

4 – Adicionar 1/8 de chávena (30mL) de bebida de aveia, voltar a misturar um pouco com a ajuda do salazar ou da espátula e triturar durante mais 1 minuto (aproximadamente). Se necessário, parar e descolar com o salazar ou com a espátula o que fica nas laterais.

5 – Uma vez formada uma pasta homogénea, está pronto! Se ainda não estiver um creme totalmente homogéneo, misturar um pouco com o salazar ou com a espátula e voltar a triturar.

Substituições:

A bebida de aveia pode ser trocada por outra bebida vegetal a gosto. Esta deverá ter um sabor relativamente neutro (como a de amêndoa). Caso contrário, poderá influenciar o sabor do creme (como a bebida de coco).

O cacau em pó pode ser trocado por alfarroba em pó (farinha de alfarroba). Neste caso, será um creme de avelã e alfarroba. Igualmente delicioso :)

A manteiga de avelã pode ser substituída por outra manteiga de oleaginosas a gosto, como manteiga de amêndoa (ver receita aqui) ou manteiga de amendoim (ver receita aqui). Neste caso, será um creme de amêndoa/amendoim e cacau. Yummy!

Conservação:

O creme de avelã e cacau deve ser guardado num frasco limpo e bem fechado, dentro do frigorífico. Por experiência pessoal, a sua duração é de, aproximadamente, 1 mês. No entanto, esta pode variar, devido à utilização da bebida de aveia, um ingrediente mais sensível a nível de conservação. Assim sendo, após alguns dias, observem, cheirem e provem sempre antes de comerem ;)

Versão sem glúten:

Para versão sem glúten, utilizem uma bebida de aveia certificada como tal. Os outros ingredientes são naturalmente isentos de glúten.

Francisca

Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.