MMM… MARAVILHOSO!

Creme de abóbora e feijão verde
Ir já para a receita

Ainda agora entrámos em 2020 e já somos brindados com os dias friooos de janeiro. E, quando está frio lá fora, só queremos estar quentinhos, verdade?

Na minha perspetiva, não há melhor forma de o fazer do que comer uma bela sopa. Pensando bem, até há: se a sopa for um maravilhoso creme de legumes mesmo, mesmo, mesmo bem passado e cremoso. Sabe tão bem!

Além do mais, comer uma sopinha é uma ótima forma de iniciar a refeição, pois aconchega o estômago, e fornece-nos um excelente aporte de vitaminas e minerais, uma vez que ingerimos facilmente uma boa dose de vegetais, o que é mesmo muito importante para a nossa saúde e para nos sentirmos sempre bem.

A acrescentar a todas estas características positivas, só posso dizer que vos trago uma receita de um creme de abóbora e feijão verde fantasticamente delicioso e que é muito fácil de fazer!

Creme de abóbora e feijão verde 2

Conforme vos contei no texto que antecede a receita da sopa de abóbora, espinafres e ervilhas, de há uns tempos para cá, deixei de fazer grandes misturas com os legumes que utilizava para fazer a sopa. Assim, passei a escolher um menor número, pensando bem nos alimentos e na combinação que estava a criar.

Desde aí, tenho tido um sucesso fantástico com as minhas sopas, pois o sabor de cada um dos alimentos é realçado. Para não haver monotonia em termos nutricionais, vou variando as combinações de panela de sopa para panela de sopa.

Focando-nos no caso em questão, este creme de abóbora e feijão verde foi dos melhores, sem dúvida alguma! Os meus pais, que não têm por hábito comer sopa diariamente em casa, deliraram! Recebi montes de elogios eheheh.

Em novembro ou dezembro de 2019, cheguei a partilhar nas “histórias” da página do Meaningful Flavours nas redes sociais Instagram e no Facebook os ingredientes para que a pudessem fazer. E perguntei também se queriam a receita, obtendo respostas afirmativas.

Assim, considerei que janeiro seria e é a altura ideal para vos dar esta receita absolutamente maravilhosa que merece ficar registada.

Passemos à receita! Nem vão acreditar de tão simples que é. Mas o sabor está todo lá :)

Ingredientes (para cerca de 20 doses):

1 abóbora menina pequena (bem madura) – com casca, se for biológica
500g de feijão verde fresco
500g de feijão catarino cozido
3 cebolas
7 dentes de alho
1 colher de sopa de sal
2L de água

Procedimento:

1 – Descascar a cebola e o alho.

2 – Lavar muito bem os restantes vegetais e cortar todos em pedaços mais pequenos.

3 –  Colocá-los numa panela de pressão e juntar a água e o sal.

4 – Fechar muito bem a panela e colocar em lume alto.

5 – Quando começar a ferver (o vapor começa a sair intensamente), diminuir para lume médio-alto e deixar cozer por 20 minutos.

6 – Após esse tempo, desligar o lume, deixar que todo o vapor saia (muito importante) e só depois abrir a panela.

7 – Finalmente, passar tudo com a varinha-mágica e servir!

Nota:

Podem dividir o creme em porções individuais e congelar, de modo a terem sempre sopa à disposição. Quando o quiserem consumir, basta descongelar diretamente num tacho pequeno ou, então, no micro-ondas. Em alternativa (sendo que é isto, por norma, o que eu faço), com 24 a 36 horas de antecedência, podem colocar a dose que vão comer no frigorífico, a fim de que descongele naturalmente.

Dica:

Se forem como eu e gostarem de que o creme fique mesmo muito cremoso e bem passado, antes de comerem, transfiram a porção para um recipiente mais pequeno e voltem a passar, durante cerca de 30 segundos, com a varinha mágica. Só assim irão obter o melhor resultado possível: vai ficar muito aveludado e de sabor incomparável! Experimentem!

Sugestão:

Uma vez no prato e antes de servir, experimentem colocar um pouco de sementes de linhaça moídas.

Substituições:

O feijão catarino pode ser substituído por qualquer outro feijão ao vosso gosto.

Francisca

2 comentários sobre “Creme de abóbora e feijão verde”

Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.