DELICIOSAMENTE SIMPLES

Caril de grão com cenoura e brócolos
Ir já para a receita

Esta receita de caril de grão com cenoura e brócolos é a primeira das receitas que preparei especialmente para a situação de isolamento social em que quase todos nos encontramos (se isso nos for possível). É verdade que nem todos podemos ficar em casa, mas os que podem, devem mesmo ficar. Por si e por todos. Como sabemos, é uma atitude individual com um grande impacto para todas as pessoas.

Eu encontro-me precisamente nesta situação. Há mais de um mês que as minhas saídas de casa são limitadas e apenas para atividades necessárias e essenciais. Naturalmente, o acesso que tenho a alimentos está mais controlado. Não por falta de quantidade (felizmente, após a corrida aos supermercados inicial, tem havido de tudo o que é fundamental). Mas porque as compras de bens alimentares são agora mais espaçadas.

Antes, se me apetecia cozinhar qualquer coisa e não tinha os ingredientes de que precisava, bastava-me sair de casa e ir comprá-los. Agora, tenho de fazer uma melhor gestão, um melhor planeamento e, fundamentalmente, usar o que tenho disponível.

Sei que esta é a situação que praticamente todos enfrentamos. Queremos cozinhar, de forma saborosa e simples, utilizando o que temos em casa. Foi precisamente por isto que decidi criar e partilhar com vocês receitas que se prezam pela simplicidade. E simplicidade a três níveis: simplicidade no número de ingredientes, simplicidade no procedimento e método de confeção e simplicidade na acessibilidade dos ingredientes.

Quer isto dizer que as receitas que irei publicar aqui nos próximos tempos serão ainda mais fáceis de fazer, com ainda menos ingredientes e mesmo sem nenhum ingrediente esquisito! Além do mais, os ingredientes serão facilmente substituíveis. Geralmente, tenho estes aspetos em conta quando partilho receitas, mas, neste momento, estão ainda mais presentes.

Caril de grão com cenoura e brócolos 2
Caril de grão com cenoura e brócolos 3

Vejamos a receita deste caril de grão com cenoura e brócolos. Todos os ingredientes (sem exceção) se encontram num supermercado convencional. E muitos deles podem ser trocados. O grão-de-bico pode ser substituído por qualquer leguminosa a gosto e a cenoura e os brócolos por outros vegetais que tenham disponíveis no frigorífico (ou até mesmo no congelador) :)

Garanto-vos que o sabor está todo lá! É um prato saboroso, reconfortante, com boas texturas e com um molhinho ótimo. Os meus pais gostaram muito das várias vezes que o fiz eheheh.

Vamos, então, ver esta receita deliciosamente simples?

Caril de grão com cenoura e brócolos 4

Ingredientes (para 4 pessoas):

1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
250g de grão-de-bico cozido (1 chávena + 3/4 de chávena)
2 cenouras com casca
1 cabeça de brócolos com talo
200mL de leite de coco de lata (3/4 de chávena + 1 colher de sopa)
1 e 1/2 colher de chá de sal
Pimenta qb (opcional)
1 colher de chá de curcuma/açafrão-das-Índias em pó
1 colher de sopa de caril em pó
1 colher de sopa de azeite

Procedimento:

1 – Num tacho de tamanho médio, em lume médio-alto, fazer um refogado com a cebola e o azeite durante cerca de 3 minutos.

2 – Entretanto, cortar os brócolos, separando em pequenos floretes e cortando todo o talo em pedacinhos muito pequenos (ou em tiras muito fininhas).

3 – Após os 3 minutos, juntar o alho ao tacho e deixar refogar por mais 2 minutos.

4 – Entretanto, cortar as cenouras em rodelas finas.

5 – Após os 2 minutos, juntar as cenouras e os brócolos partidos ao tacho, adicionar 1/2 colher de chá de sal, mexer e deixar cozinhar por 5 minutos com o tacho tapado. A meio do tempo, abrir, mexer e voltar a tapar.

6 – Depois, adicionar o grão, 1 colher de chá de sal, a pimenta, a curcuma/açafrão-das-Índias, o caril e o leite de coco. Aumentar para lume alto e misturar tudo muito bem.

7 – Quando começar a ferver um pouco, diminuir para lume médio, tapar e deixar cozinhar por mais 5 minutos, mexendo a meio.

8 – Desligar o lume, envolver e servir imediatamente.

Nota:

Acompanhar com quinoa ou arroz (branco ou integral) para um prato ainda mais delicioso!

Francisca

Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.