O VERDE TAMBÉM É DELICIOSO

Caril de ervilhas com espinafres e alho francês
Ir já para a receita

Ao pensar neste caril de ervilhas com espinafres e alho francês, não consigo perceber porque é que os alimentos de cor verde são tidos como sem sabor, desenxabidos e desagradáveis quando têm tanto, mas tanto para nos oferecer! Apenas precisamos de os saber cozinhar e temperar :) E não falo de usarmos as especiarias mais requintados da secção exclusiva e gourmet do supermercado nem de métodos de confecção dignos de um chef estrela Michelin. Mas sim de temperos e formas de cozinhar simples, com os quais muito provavelmente já estamos familiarizados.

Percebo que vegetais de cor verde cozidos não sejam para todos. Mesmo para mim, até há muito pouco tempo, não eram… Odiava! Agora, acabei por treinar e reeducar o meu paladar e consigo apreciá-los. Mas continuo a preferir formas absolutamente saborosas e maravilhosas de comer vegetais e sei que vocês também eheheh.

Caril de ervilhas com espinafres e alho francês 3

Há uns tempos, partilhei uma receita de couve kale fumada. Peguei num vegetal geralmente tido como “sem graça” e provoquei nele uma reviravolta. E agora partilho este DELICIOSO caril de ervilhas com espinafres e alho francês que é também uma reviravolta nestes legumes (e nesta leguminosa, no caso das ervilhas) verdinhos. É mesmo uma maravilha!

Posso ser suspeita porque sou uma grande fã de caril. Já partilhei aqui receitas simples, como o caril de grão com cenoura e brócolos (super prático e versátil) e o caril cor de laranja (que me ensinou a nunca desistir de um alimento) e ainda receitas em que utilizei esta bela mistura de especiarias de outras formas, como os cubinhos de tofu no forno com caril (que são facílimos de preparar).

Agora, é a vez de as delícias do caril chegarem ao verde. E, ao chegarem, chegam em grande: ervilhas, espinafres e alho francês! 3 em 1!

Vamos lá ver esta receita, que é também uma grande explosão de sabor! O vossos almoços e/ou jantares não voltarão a ser a mesma coisa eheheh.

PS: Feliz Dia Mundial do Vegetarianismo! Estou a partilhar esta receita no dia 1 de outubro de 2020, que é uma data muito especial <3

Caril de ervilhas com espinafres e alho francês 2

Ingredientes (para 4 a 5 pessoas):

250g de ervilhas cozidas/congeladas
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 alho francês cortado em juliana fina (incluindo a parte verde escura)
200g de folhas de espinafres
100 a 125mL de leite de coco de lata
1 colher de chá de azeite
2 colheres de chá de caril em pó
1/2 colher de chá de curcuma/açafrão-das-Índias em pó (opcional)
1/2 colher de chá + 1/4 de colher de chá de sal
Pimenta preta a gosto (opcional)

Procedimento:

1 – Num tacho de tamanho médio, em lume médio-alto, fazer um refogado com a cebola e o azeite durante cerca de 3 minutos.

2 – Diminuir para lume médio, juntar o alho e o alho francês, mexer e deixar cozinhar durante 5 minutos, mexendo a meio.

3 – Adicionar as ervilhas, o caril, a curcuma, a pimenta, o sal e o leite de coco, aumentar para lume médio-alto a alto, mexer muito bem, tapar e deixar cozinhar por 2 minutos.

4 – Abrir o tacho, mexer e pousar os espinafres sobre o caril (sem mexer). Juntar 1/4 de colher de chá de sal sobre os espinafres, tapar e deixar cozinhar por 3 minutos.

5 – Abrir, mexer muito bem, misturando os espinafres com o caril e deixar cozinhar por 2 minutos, tapando novamente o tacho.

6 – Abrir, mexer e diminuir para lume médio. Tapar e deixar cozinhar por 3 minutos.

7 – Abrir, mexer, desligar o lume, voltar a tapar o tacho e deixar apurar por 2 minutos.

8 – Abrir, mexer e servir!

Francisca

4 comentários sobre “Caril de ervilhas com espinafres e alho francês”

  1. Olá
    Inesperado e muito bom! A forma como descreve as receitas é tao detalhada que me faz lembrar um protocolo de uma experiencia científica o que é muito bom para inseguros na cozinha. O que é o meu caso! Muito obrigada :-)
    Cristina

Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.