O PRESENTE IDEAL!

Cajus e amendoins caramelizados
Ir já para a receita

Cajus e amendoins caramelizados? Mas que delícia!

Fiz estes frutos secos caramelizados como prenda do Dia do Pai e fizeram tanto sucesso que desapareçam num dia! Voltei a repetir como prenda do Dia da Mãe e não duraram muito mais eheheh.

São inspirados nos conhecidos amendoins com mel e sal, mas numa versão ainda mais deliciosa, com a vantagem de ser caseira (quem não adora um bom petisco caseiro? sabe sempre melhor!) e mais saudável. Pelo menos, é essa a opinião cá em casa :)

Cajus e amendoins caramelizados 3
Cajus e amendoins caramelizados 4

Para além dos cajus e dos amendoins, utilizamos apenas um pouco de xarope de agave (um adoçante líquido natural que irá caramelizar os frutos secos, evitando a utilização de açúcar ou caramelo), de sal e de óleo de coco (este último para “untar” a frigideira).

Parece muito simples e, de facto, é! Mas o resultado é uma autêntica maravilha, acreditem :)

Assim sendo, têm aqui o presente ideal para oferecerem a alguém de que gostem. Basta colocarem os cajus e os amendoins caramelizados, depois de prontos e totalmente arrefecidos, num frasquinho de video reutilizado, decorando com uma etiqueta bonita ou com uma fitinha! Podem também prepará-los como petisco/aperitivo para um almoço/jantar com amigos e família ou para assistir a um jogo de futebol (eheheh) ou simplesmente como um snack que está sempre à mão. Tentem apenas não devorar todos de uma vez ;)

Cajus e amendoins caramelizados 2

Ingredientes (para 1 frasco pequeno):

1/2 chávena de cajus naturais (80g)
1/2 chávena de amendoins naturais, sem pele (65g)
1/2 a 1 colher de sopa de xarope de agave
1 colher de chá de óleo de coco (aproximadamente)
Sal a gosto (opcional) – de preferência, moído na hora

Procedimento:

1 – Pré-aquecer o forno a 180ºC.

2 – Forrar um tabuleiro de forno com um tapete de silicone reutilizável ou com papel vegetal.

3 – Colocar os amendoins e os cajus no tabuleiro e levar ao forno pré-aquecido durante 5 a 10 minutos para torrarem (este passo vai garantir que os cajus e os amendoins ficam torrados por fora e por “dentro”, o que lhes vai dar um sabor delicioso).

4 – Após esse tempo, retirar os cajus e os amendoins do forno, aquecer uma frigideira antiaderente pequena em lume médio-alto e colocar nela o óleo de coco, espalhando bem (para facilitar, pode ser usado um pincel de culinária).

5 – Juntar os cajus e os amendoins à frigideira e temperar com sal (a gosto: quem gostar de frutos secos caramelizados e salgados, deverá ser generoso ;) ). Com uma colher de pau, misturar.

6 – Juntar o xarope de agave (começar por 1/2 colher de sopa e, se necessário, acrescentar mais 1/2 colher de sopa), espalhando-o pelos cajus e amendoins.

7 – Mexer com a colher de pau e deixar cozinhar por uns minutos, mexendo de vez em quando, a fim de que caramelizem. Se estiverem a queimar, reduzir o lume. Quando estiverem com um aspeto apetitoso e bem caramelizado, desligar o lume.

8 – Deixar arrefecer totalmente (neste momento, devem estar pegajosos; só quando arrefecerem completamente é que irão ficar crocantes e deliciosos), mexendo de vez em quando para separar um pouco os cajus e os amendoins uns dos outros (ou irão ficar todos colados uns aos outros).

9 – Devorar!! Ou colocar num frasquinho e oferecer a uma pessoa querida

Substituições:

 O xarope de agave pode ser substituído por xarope de ácer ou xarope de flor de coco. Em alternativa, pode ainda ser substituído por geleia de arroz.

 Os cajus podem ser substituídos por amendoins e os amendoins por cajus (ou seja, fazer apenas amendoins caramelizados ou cajus caramelizados, respetivamente).

Notas:

Estes cajus e amendoins caramelizados foram pensados para serem um presente ou um petisco/aperitivo delicioso (são inspirados nos clássicos amendoins com sal e mel). Como tal, devem adaptar a quantidade de sal ao vosso gosto. Quem não gostar do sabor salgado e não estiver habituado a usar sal ou usar mesmo muito pouco, pode não colocar ou acrescentar apenas uma pitada. Quem gostar de frutos secos salgados (como é o meu caso, pois o sal acentua o seu sabor e torna-os ainda mais deliciosos), deve ser generoso na quantidade de sal (sem exagerar, claro).

Francisca

2 comentários sobre “Cajus e amendoins caramelizados”

Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.