ESTA COR!…

Bifinhos de tofu dourados
Ir já para a receita

Estes saborosos (e super coloridos) bifinhos de tofu dourados são muito simples e fáceis de fazer! É uma receita a que podem recorrer quando não têm nada preparado, pois faz-se na hora. E o tofu fica de-li-ci-o-so sem precisar de nenhuma marinada :)

Basta abrir o frigorífico, retirar o tofu, reunir os restantes ingredientes e o material, seguir os passinhos descritos nesta receita e, em 15 minutos, está o almoço ou o jantar pronto! Enquanto os bifinhos cozinham, podem aproveitar e preparar os acompanhamentos. Arroz, cuscuz e quinoa são apenas algumas de tantas opções deliciosas! Juntando ainda uns legumes ou uma boa saladinha, ficam com um prato muitíssimo completo!

Assim, esta é uma receita prática e que prova, de uma vez por todas, que o tofu é delicioso eheheh. Pessoalmente, adoro tofu, como o provam as diversas receitas do Meaningful Flavours com este alimento:

Tofu mexido com salsa e tomate cereja
Massada de tofu à Algarvia
Strogonoff de tofu e cogumelos com natas caseiras
Tofu e manjericão
Cubinhos de tofu no forno com caril

Mas… sei que há por aí muitas pessoas que não apreciam tofu. Contudo, em 99% dos casos, isto deve-se a terem experimentado tofu e este ter sido mal confecionado ou mal temperado. O tofu tem um sabor relativamente neutro e vai adquirir o sabor que lhe dermos. Se o temperarmos e cozinharmos bem, vai ficar mesmo muito bom, como é o caso desta receita de bifinhos de tofu dourados!

Outra razão para o tofu não ser apreciado é a marca escolhida não ser de qualidade… Um passo muito importante é escolher tofu refrigerado (ou seja, tofu que se encontra à venda na área de refrigeração dos supermercados e das lojas – nos “frigoríficos”). A partir daí, há marcas melhores e marcas piores. Algumas das que recomendo (sem qualquer ligação às mesmas) são a Biodharma, a Shambhala, a Próvida e a marca própria do Continente ;)

Passemos, então, a esta fantástica receita!

Ingredientes (para 2 ou 3 pessoas):

250g de tofu cortado em 12 fatias
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de curcuma/açafrão-das-Índias em pó
2 pitadas de caril em pó (opcional)
Pimenta a gosto (opcional)
1 colher de sopa e 1/2 de molho de soja
1 colher de chá ou 1 colher de sopa de azeite (dependendo dos hábitos e das preferências individuais ou familiares)

Procedimento:

1 – Numa frigideira antiaderente de tamanho médio, em lume médio-alto, colocar o azeite e espalhá-lo bem por toda a frigideira. Se possível, utilizar um pincel de culinária para ajudar.

2 – Juntar as fatias de tofu e deixar que estas cozinhem por 2 minutos.

3 – Virar as fatias e deixar que cozinhem por mais 2 minutos.

4 – Entretanto, temperá-las com 1/2 colher de chá de curcuma/açafrão-das-Índias, 1/2 colher de chá de alho em pó, 1 pitada de caril e pimenta a gosto.

5 – Com cuidado, juntar 1 colher de sopa de molho de soja (distribuindo-o pelas fatias: um bocadinho de molho de soja para cada uma). Se possível, utilizar o pincel para espalhar as especiarias e o molho de soja ao longo de cada fatia.

6 – Após os 2 minutos, virar as fatias de tofu, reduzir para lume médio ou médio-baixo (de modo a que o tofu não queime, mas continue a cozinhar) e deixar que cozinhem durante cerca de 5 minutos.

7 – Entretanto, temperar este lado da mesma forma: 1/2 colher de chá de curcuma, 1/2 colher de alho em pó, pitada de caril e pimenta a gosto. Contudo, juntar apenas 1/2 colher de sopa de molho de soja, distribuindo-o novamente pelas fatias (se possível, voltar a utilizar o pincel para espalhar bem as especiarias e o molho de soja ao longo de cada fatia).

8 – Findos os 5 minutos, virar as fatias e deixar que cozinhem durante cerca de 5 minutos.

9 – Servir, acompanhando a gosto!

Versão sem glúten:

Para versão sem glúten, utilizem um molho de soja certificado como tal. O molho de soja tamari cumpre este requisito. Os outros ingredientes são naturalmente isentos de glúten.

Francisca

2 comentários sobre “Bifinhos de tofu dourados”

Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.