UMA DE-LÍ-CI-A!

Bifinhos de seitan com molho de amêndoa e lima
Ir já para a receita

O seitan é uma proteína vegetal muito versátil. Pode ser utilizado para fazer um delicioso strogonoff, um saboroso rancho ou um apetitoso assado, por exemplo. Aqui no website do Meaningful Flavours, já partilhei duas receitas ótimas com seitan: os panadinhos de seitan no forno e o assado natalício de seitan com crosta de avelã e salsa.

Hoje, trago-vos uma maneira de cozinhar e combinar seitan diferente do habitual, mas igualmente deliciosa: uns belos bifinhos de seitan com molho de amêndoa e lima. É bom e importante variar e esta é uma fantástica forma de o fazer :)

Bifinhos de seitan com molho de amêndoa e lima 2
Bifinhos de seitan com molho de amêndoa e lima 3

Seguindo esta receita, os bifinhos ficam ótimos! São cortados bem fininhos e temperados de uma forma simples, mas que os torna mesmo muito saborosos. Depois, são grelhados só com um bocadinho de azeite e ficam uma autêntica maravilha! Como se não bastasse, contrastam muito bem com o molho. Eu sou suspeita porque adoro tudo o que leva lima (desde as famosas caipirinhas até à tarte de lima e limão do restaurante Remédio Santo, no Porto), mas a minha mãe confirma o que acabei de dizer ou não fosse ela uma grande fã desta receita eheheh.

De qualquer forma, se por alguma razão não quiserem ou não puderem preparar o molho de amêndoa e lima (seja porque não gostam de amêndoa ou porque não têm lima em casa, por exemplo), não deixem que isso vos impeça de se deliciarem com esta receita. Façam apenas os bifinhos de seitan grelhados. Tenho a certeza de que vão ADORAR!

Ingredientes (para 2 pessoas):

250g de seitan cortado em fatias fininhas
1 e 1/2 colher de chá de alho em pó
Pimenta qb (opcional)
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de chá de azeite
1 colher de sopa de manteiga de amêndoa (sem pele)
Raspa de 1 lima
Sumo de 1/2 lima
Pitada de sal
Pitada de canela em pó
2 colheres de sopa de água

Procedimento:

1 – Temperar bem as fatias de seitan, de ambos os lados, com o alho em pó, a pimenta e o molho de soja. Reservar.

2 – De seguida, preparar o molho de amêndoa e lima. Para isso, numa taça pequena, misturar, com a ajuda de uma colher de chá, a manteiga de amêndoa, a raspa e o sumo de lima, o sal e a canela.

3 – Aos poucos, adicionar a água e misturar bem. Se necessário, ajustar a quantidade de água para que o molho fique com a consistência desejada (mais água para um molho mais líquido ou menos água para um molho mais denso).

4 – Reservar o molho. Para um molho fresquinho que contraste com o quente dos bifinhos de seitan acabados de grelhar, reservar no frigorífico até servir. Para um molho quente que complemente o quente dos bifinhos de seitan acabados de grelhar, reservar fora do frigorífico e, antes de servir, aquecer durante uns segundos no micro-ondas.

5 – Num grelhador ou frigideira antiaderente de tamanho médio, em lume médio-alto, colocar o azeite, espalhar bem (com a ajuda de um pincel de cozinha) e grelhar os bifinhos de seitan de ambos os lados (cerca de 4 minutos para o primeiro lado e 3 minutos para o outro lado).

6 – Desligar o lume, transferir os bifinhos para uma travessa pequena e colocar por cima o molho (quente ou frio). Em alternativa, servir os bifinhos de seitan na travessa e o molho de amêndoa e lima à parte.

Substituições:

A manteiga de amêndoa sem pele pode ser substituída por manteiga de amêndoa com pele. No entanto, como é natural, o molho não irá ficar branco (mas sim castanho, da cor da manteiga de amêndoa com pele) e poderá ter um sabor mais intenso a amêndoa (o que não significa que não fique bom).

A raspa e o sumo de lima podem ser trocados por raspa e sumo de limão (neste caso, raspa de 1/2 limão e sumo de 1/4 de limão, pois o limão é maior do que a lima). Contudo, o molho irá ficar ligeiramente ácido (o que não significa que não fique bom, apenas não tem o toque doce da lima).

Nota:

Em relação ao molho de amêndoa e lima e à possibilidade de este ser frio ou quente, já experimentei fazê-lo das duas formas e gostei muito de ambas. Originalmente, fiz a receita com o molho frio, mas, por acaso, experimentei o molho quente e também gostei muito. Portanto, fica ao vosso critério! Podem experimentar colocar um bocadinho de molho frio nos bifinhos de seitan. Se acharem que fica melhor quente, basta aquecerem-no no micro-ondas :)

Francisca

2 comentários sobre “Bifinhos de seitan com molho de amêndoa e lima”

Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.