FOI DESTA QUE PERDI A CABEÇA…

Assado de tofu com uvas e alecrim
Ir já para a receita

Assado de tofu com UVAS e alecrim?! Uvas assadas?! Com esta receita, devem achar que estou louca eheheh. Pois garanto-vos que as uvas assadas ficam uma delícia e tornam este prato numa autêntica maravilha outonal!

Assar as uvas acentua o seu sabor e torna-as mais doces (sem ficarem enjoativas). Uma mudança suave, delicada e, ao mesmo tempo, potenciadora, que apenas se compreende ao provar. Pensem no que acontece ao tomate (que também é um fruto) quando é assado. Fica totalmente diferente e muito bom!

Neste caso, o sabor das uvas é bem diferente do do tomate, mas o resultado é espetacular! Aliás, atrevo-me mesmo a dizer que é ainda mais espetacular do que o do tomate. Têm mesmo de experimentar! Garanto que se vão surpreender :)

Neste assado de tofu com uvas e alecrim, como o próprio nome indica, as uvas não vêm sozinhas. Têm a boa companhia do tofu, do alecrim e ainda da cebola roxa. Definitivamente, um prato outonal, colorido, surpreendente e muito reconfortante.

Não percam mais tempo e ponham mãos à obra (ainda por cima, como vão ver, é uma receita muito fácil e prática de preparar). Vamos vê-la?

Ingredientes (para 3 pessoas):

250g de tofu cortado em cubos
300g de uvas (com ou sem grainha, ver notas)
1 cebola roxa cortada em meias luas
2 dentes de alho laminados
4 raminhos de alecrim fresco
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de vinagre
1 colher de chá de sal

Procedimento:

1 – Temperar os cubos de tofu com alho, 2 raminhos de alecrim (com as folhas separadas do ramo, uma vez que isto vai intensificar o seu sabor), vinagre e 1/2 colher de sopa de azeite. Deixar o tofu a marinar por, no mínimo, 30 minutos, mexendo a meio. Em alternativa, temperar o tofu na noite do dia anterior e deixá-lo a marinar no frigorífico dentro de um recipiente bem fechado.

2 – Pré-aquecer o forno a 150ºC.

3 – Separar as uvas dos ramos e descartar estes últimos.

4 – Após os 30 minutos de marinada, forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal ou com um tapete de silicone (alternativa reutilizável ao papel vegetal – ver notas) e colocar nele o tofu marinado, a cebola roxa, as uvas e os restantes raminhos de alecrim (novamente, com as folhas separadas dos ramos).

5 – Juntar 1/2 colher de chá de sal e 1/2 colher de sopa de azeite e envolver tudo muito bem e com cuidado, usando as mãos ou uma colher.

6 – Espalhar pelo tabuleiro e levar ao forno durante 35 minutos, retirando a cada 10 minutos para mexer, com uma colher.

7 – Após os 35 minutos, alterar o forno para a opção “Grill”, sem retirar o tabuleiro nem abrir o forno, e deixar no forno por mais 3 minutos. Em alternativa ao modo “Grill”, aumentar a temperatura do forno para 180ºC e seguir o mesmo procedimento.

8 – Após esse tempo, desligar o forno, retirar o tabuleiro, transferir tudo para uma travessa e servir imediatamente, acompanhando a gosto.

Notas:

As uvas escolhidas podem ser com ou sem grainha, dependendo apenas das preferências pessoais (retirar a grainha enquanto se come o assado ou não ter grainhas).

Um tapete de silicone para forno é uma alternativa reutilizável ao papel vegetal, podendo ser lavado após cada utilização. Encontra-se em lojas de culinária (como o César Castro, a loja onde adquiri o meu) e também no IKEA, no El Corte Inglés e no LIDL (salvo erro). Existem tapetes de várias dimensões e de várias marcas, umas melhores e outras piores. Podendo apenas falar do meu, funciona muito bem e é da marca SILPAT (dimensão 40x30cm) :)

Francisca

Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.